14 de março de 2013

A importância da leitura


PORQUE LER?
Durante a prática pedagógica pude perceber as falhas que temos em incentivar o gosto e o interesse dos educandos na prática de leitura.
Ao se tratar do processo de leitura, é preciso0 antes de tudo saber quais as dificuldades e o que precisa para iniciar a leitura, programando a partir das descobertas atividades que envolvam os educandos no mundo da leitura.
“Aprender a ler significa aprender a ler o mundo, e a função do educador não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasias, seguido as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta”. (MARTINS, 1999,p.34).
Todo educando precisa estar convencido da importância da leitura para a vida individual, social e cultural.
A leitura em nossa sociedade tem uma função primordial de despertar e proporcionar conhecimentos básicos que venha contribuir para construção integral da vida do aluno em sociedade e para o exercício da cidadania.
É importante que o professor escolha material que seja significativa para o aluno, pois só assim desenvolverá o seu interesse em ler texto diferenciados do seu cotidiano. É importante uma aula prazerosa para prática de leitura, em um ambiente onde haja diversidade de texto, deixando o aluno a vontade para fazer sua escolha para a leitura.
“Ensinar as crianças a ler no seu próprio dialeto é fundamental para formar bons leitores”. (CAGLIARE, 2003, p.154).
A leitura é fundamental não apenas na formação do aluno, mas também na formação do cidadão, e essa considerável parcela no  cumprimento dessa tarefa recai sobre a escola, que tem o objetivo de ensinar e educar para a sociedade.
“A leitura suscita a necessidade de familiarizar-se com o mundo, enriquecer as próprias idéias e tem experiências intelectuais, o resultado é a formação de uma filosofia da vida, compreensão do mundo que nos rodeia”. (BAMBERGUR, 2002, p.32).
Desse modo a leitura é uma experiência que adquirimos no decorrer de nossa vida, e cabe a escola dar subsídios para esse desenvolvimento, contribuindo para a formação de um homem critico, capaz de compreender as características sociais, culturais e naturais do qual está inserido.
Para tanto, cabe a escola a função de oferecer aos alunos um trabalho de leitura, a fim de que eles, sistematicamente, aprendam a ler todos os gêneros que estão presentes na sociedade em que vive, e aprenda que leitor é aquele que analisa e compreende as idéias dos autores.
Enfim, temos que ensinar todas as crianças a ter o hábito da leitura desde a pré-escola, para que no futuro desenvolva esse hábito com prazer e não por uma obrigação.